logo 3.gif













Uso de roupa branca
Roupa branca em profissões

        médico.jpgAlgumas profissões adotaram as roupas brancas como obrigação, as mais conhecidas são as da área de saúde. Os médicos, os dentistas e enfermeiros, por exemplo, tem que usar a além da roupa jalecos brancos por cima,  por uma questão de higiene, como eles lidam com a saúde das pessoas precisam presar pela limpeza para não prejudicarem seus pacientes. A cor branca dá aspecto mais claro a roupa, o que obriga esses profissionais estarem sempre impecáveis.
     Na Grécia Antiga, os médicos costumavam usar o branco para homenagear o deus da medicina, Asclépio, pois para esse fim o branco representava a pureza da alma dos homens que se dedicavam a salvar e cuidar da vida alheia com tanto desprendimento. Não tinha nada a ver com a questão da higiene, da forma que vemos hoje.

Roupa branca em cerimônias religiosas

    Certas religiões valorizam muito as roupas brancas pelo que elas simbolizam. Algumas cerimônias exigem que os fiéis e celebrantes estejam em trajes claros ou brancos, como é o caso de algumas celebrações cristãs, como o batismo, a crisma e o casamento (no qual a noiva se veste branco). Não podemos deixar de citar religiões como a umbanda. Desde de sua instituão há a exigência que os sacerdotes se vistam de branco, mas não há um motivo específico para isso, nesse último caso.
    No batismo católico, as crianças são vestidas de branco para mostrar sua inocência e também porque é uma cerimônia que acontece para purificar, redimir do pecado e aproximá-las de Deus e as suas vestes representam tudo isso.
    Na religião hindu os sacerdotes também se vestem de branco, indicando sua posição na sociedade e na religião, já que os únicos que podem seguir essa vida religiosa e comandar rituais são os brâmanes, que pertencem a casta mais alta. Na verdade, no caso dessa religião o branco representa a sabedoria dessas pessoas que tem contato com a vida espiritual.
    Por tanto, em quase todas as religiões, as vestes brancas são justificadas, pois representam paz e pureza, tudo que precisamos ter para elevação espiritual e salvação, e ao vestir-se assim transparece-se todas essas qualidades da alma.

Roupa branca nas artes marciais

    karateAs roupas usadas em esportes de luta, como judô, karatê e outros são, na maioria das vezes, brancas. Os chamados quimonos são usados tradicionalmente dessa cor por causa do significado do branco na cultura oriental asiática. Para eles o branco está ligado a perda, morte e luto, era assim que se vestiam as viúvas e pessoas que choravam a morte de um ente querido.
    Como as artes maciais que conhecemos hoje são originárias das técnicas de lutas que os antigos guerreiros asiáticos travavam nas guerras, elas estavam muito associadas a dor, morte e sofrimento. Por causa disso os soldados se vestiam de branco por baixo de suas armaduras, para preparar a alma para uma possível morte na guerra.